Cores dão fome? A psicologia explica!

21 de janeiro de 2026

Veja os estímulos que as cores causam e como isso é aplicado em restaurantes
Quem já ouviu a história de que a rede de fast-food McDonald’s utiliza as cores vermelho e amarelo para causar fome em quem vê seus comerciais e restaurantes? Essa estratégia é muito contada, e parece a fórmula perfeita para estimular a necessidade de saborear um lanche. Mas será que isso tem fundamento?

A resposta é: sim! O McDonald’s, bem como milhões de outros restaurantes e empresas do ramo alimentício, utiliza da psicologia das cores para convencer as pessoas a experimentarem o seu cardápio. A psicologia das cores não age em nosso estômago, e sim em nosso cérebro, influenciando a nossa percepção de ambientes, alimentos e marcas, fazendo com que as nossas escolhas sejam mais direcionadas e que possamos encontrar aquilo que procuramos. Hoje, o Torino vem explicar um pouco mais sobre essa “psicologia de cores” e como ela funciona em restaurantes, como provocam fome e outras sensações!

Continue a sua leitura e entenda os efeitos das cores nos restaurantes: 

Como funciona a “psicologia das cores”?

Segundo especialistas, além do olfato, a visão é mais um sentido essencial na hora de escolher alimentos e restaurantes para frequentar. O cérebro humano percebe as cores por meio de informações de estímulos elétricos recebidos pela retina, processando das cores primárias até as cores criadas pela mistura de outras, dando significado a cada uma conforme sua experiência.

Aí vem a psicologia das cores, um campo de estudo que pesquisa e teoriza como essa capacidade de reconhecer cores afeta nossa percepção sobre as coisas e processos cognitivos, incluindo nossas vontades. O uso das teorias da psicologia das cores busca, então, estimular sensações, emoções e influenciar pensamentos e ações. 

Quando chegamos no mundo dos negócios e do marketing, a psicologia das cores é amplamente utilizada, principalmente quando falamos de restaurantes e empresas que lidam com alimentação e que buscam mais resultados. Seja no ambiente físico, na presença online da marca ou até mesmo em seus produtos, as cores fazem total diferença para cativar o público.

Cada cor tem um significado atribuído, que chama a nossa atenção para um sentimento diferente. O vermelho lembra a fome, o azul nos deixa calmos, mas como as demais cores e tons funcionam para restaurantes? Veja abaixo! 

Cores que dão fome para restaurantes 

Selecionamos algumas cores cujos seus tons funcionam para diferentes negócios! Das cores quentes às frias e neutras, conheça cores que são uma ótima pedida para quem está no ramo alimentício:

Vermelho:
Com certeza a cor que vem à mente quando falamos em cores para restaurantes! O vermelho expressa paixão, urgência e estimula o apetite, por isso está sempre presente nos fast-foods, pizzarias e nas promoções.

Amarelo: 
Talvez ainda mais vibrante que o vermelho, o amarelo é muito associado à alimentação e até mesmo à alimentação infantil. É uma cor otimista, que dá destaque, chama a atenção e convida para comer. 

Verde: 
As cores frias também são funcionais para o ramo alimentício! Quando falamos do verde, conseguimos sentir mais frescor, tranquilidade e natureza perto de nós. É a cor ideal para ambientes mais saudáveis e naturais. 

Azul:
O azul não é a cor favorita quando falamos de alimentação, já que é calmo demais. Mas ainda é a cor perfeita para locais que trabalham com frutos do mar, por remeter aos oceanos, além de inspirar mais higiene e limpeza. 

Branco:
Já o branco é uma opção para equilibrar sensações no seu espaço. Para ambientes modernos e que não deixam a simplicidade de lado, adicionar detalhes em branco faz a total diferença. Brincar com diferentes cores, tons e combinações é sempre uma boa solução para valorizar o local. 

Preto: 
Todas as cores têm vez! E o preto existe para criar contrastes intensos. Sabendo aplicar com sabedoria, o preto traz um toque de elegância e luxo para o ambiente, sendo ideal para ambientes modernos e gourmets. 

Qual cor adicionar no meu restaurante? 

Como você pôde perceber, as vantagens que as cores trazem estão além da apresentação de pratos e alimentos, embalagens e até mesmo os logotipos. As cores fazem total diferença na ambientação de restaurantes e demais comércios que lidam com alimentação. 
Porém, não há uma cor ou tom ideal para o seu negócio, pois existem diversas opções. É muito importante analisar o negócio, sua proposta, público-alvo e também combinações harmônicas que façam sentido. Por exemplo, cores que representem mais urgência, como um vermelho intenso, são mais indicadas para locais de lanches rápidos. Já o verde cabe para locais onde a saúde é colocada em primeiro lugar. 

O seu espaço físico é muito importante, é nele que os clientes vão criar memórias, viver experiências e aproveitar o melhor que você tem a oferecer. E disso o Torino entende bem! Somos um restaurante que trabalha pela modalidade de cozinha administrada, levando toda a estrutura necessária e talento na cozinha para dentro de empresas. 

Montamos espaços seguros, tranquilos e confortáveis para que os funcionários das empresas parceiras aproveitem ainda mais o momento de refeição. Alimentação balanceada e nutritiva e uma infraestrutura completa, pensada em todos os detalhes, inclusive as cores. 


Ficou curioso para saber mais sobre o trabalho do Torino e como são os nossos ambientes? Fale conosco agora mesmo!
Envie um e-mail para [email protected] ou preencha este formulário clicando aqui, que entraremos em contato com você! Se preferir, nos chame no WhatsApp: (54) 99982.7622.


Curtiu o conteúdo? Compartilhe e explore o nosso blog para mais: 
Voltar